15 de Junho:
Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O dia 15 de junho é destinado para conscientização da violência contra a pessoa idosa. Calcula-se que um adulto em cada seis, com mais de 60 anos, já foi vítima de algum tipo de violência.
Segundo o artigo XIX do Estatuto do Idoso, o abuso contra a pessoa idosa é definido como “qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”.
A pandemia evidenciou e acentuou o cenário desigual econômico previamente existente em nosso país, assim como o distanciamento social reduziu o já difícil acesso aos serviços de saúde e de proteção social, o que levou a um aumento da violência contra a pessoa idosa, que se manifesta nas formas de violência psicológica, física, sexual, patrimonial e institucional, negligência e abuso financeiro.
O idoso pode relutar em procurar ajuda por vários motivos e também não reconhecer sua situação como um abuso. Frequentemente, a violência é sofrida em silêncio devido dependência ao agressor, pelo medo de retaliações ou possibilidade de abandono.
Caso presencie ou tenha ciência de alguma situação que caracterize um ato de violência contra o idoso, denuncie através do DISQUE 100.
Fique atento, nem sempre a violência deixa marcas aparentes!
Produzido por: Dara de Oliveira Rocha e Marcela Torres Christofolo
Ano: 2020