Cartilhas

Prevenção de Quedas

A queda é um evento inesperado que causa uma instabilidade corporal deslocando o corpo a um nível inferior de forma não intencional. Apesar de ser comum nos idosos, QUEDA NÃO É NORMAL e são necessários cuidados para evitá-las. Os fatores que causam a queda podem ser relacionados ao indivíduo ou ao ambiente e para evitar as quedas, pode ser necessário realizar algumas mudanças no comportamento e/ou em casa. Fique atento aos riscos que você possa estar exposto e previna QUEDAS!!!

Técnicas de Conservação de Energia

Rechargeable battery icon vector environmental friendly symbol

 

 

As técnicas de conservação de energia, como o próprio nome diz, são técnicas capazes de economizar energia do corpo. Elas são úteis para pessoas que apresentam desconforto respiratório e/ou fadiga na execução das tarefas do dia a dia. Estas técnicas podem incluir desde a postura mais adequada para menos gasto energético até o planejamento das tarefas. No contexto do paciente idoso com estes sintomas, aplicar estas técnicas diminui a sensação de desconforto respiratório enquanto preserva a funcionalidade do indivíduo.

Diabetes Tipo 2

Diabetes

 

 

A Diabetes do Tipo 2 caracteriza-se pela produção inadequada de insulina. A insulina é um hormônio que age no organismo tirando a glicose (um dos nutrientes dos alimentos, também conhecido como açúcar) da corrente sanguínea e levando para as células do corpo como forma de combustível. Quando a glicose aumenta no sangue, podem surgir complicações, como: lesões e placas nos vasos sanguíneos que podem comprometer a oxigenação dos órgãos, provocar amputação ou aumentar o risco de infartos e AVCs. Por isso, é necessário realizar o tratamento de forma adequada visando prevenir tais complicações.

Intervenções Fisioterapêuticas em paciente em Cuidados Paliativos

cuidados-paliativos

 

 

Cuidado Paliativo é definido como “cuidados holísticos ativos, ofertados a pessoas de todas as idades que se encontram em intenso sofrimento relacionados à sua saúde(…)”. São elegíveis à cuidados paliativos os pacientes que possuem doenças que possam ameaçar a continuidade da vida. Neste contexto epidemiológico os Cuidados Paliativos aparecem como exemplo de assistência integral ao indivíduo, que é realizada por uma equipe multiprofissional durante todas as fases da doença. A fisioterapia tem importante atuação no manejo de sintomas desses pacientes através de intervenções nos sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes que são dor, fadiga, dispneia e constipação.

Constipação em Idosos

dicas-para-evitar-a-constipacao-intestinal

 

 

A constipação é uma condição que muitas vezes não é vista como algo anormal, o que leva a progressão da disfunção e pode acarretar outros problemas de saúde e até mesmo afetar a qualidade de vida de quem sofre com ela. É de extrema importância a identificação do quadro para saber quando procurar ajuda.

Hipertensão Arterial Sistêmica

Foto hipertensão arterial

 

 

A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição muito comum entre as pessoas idosas. É uma doença silenciosa, pois muitas vezes não apresenta sintomas claros, mas pode causar sérios problemas se não for controlada, como infarto e acidente vascular cerebral. Prevenir a hipertensão ou manter a pressão sob controle é possível, e tudo começa com hábitos simples no dia a dia. Cuidar da hipertensão é um ato de amor próprio, que traz mais qualidade e bem-estar para aproveitar cada momento da vida com alegria!