21 de Abril:
Dia Mundial do Combate ao Câncer

No dia 8 de abril é comemorado o dia mundial de combate ao câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar organizações ao redor do planeta a se reunirem em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.
As campanhas realizadas no Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, buscam divulgar que a doença é tratável e curável. No dia 8 de abril, coloca-se em destaque a necessidade de ações urgentes para incentivar bons hábitos de saúde, que podem ajudar na prevenção do câncer, e o acompanhamento médico regular para o rastreamento da doença e detecção precoce.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. As células tendem a ser muito agressivas, o que vai levar à formação de tumores, podendo se espalhar para outras regiões do corpo. Na luta contra o câncer o maior aliado é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for detectada a doença e iniciado o tratamento, maiores as chances de cura.
De acordo com os dados coletados da American Cancer Society e do INCA, e expostos pelo SBGG aproximadamente 60% dos tipos de câncer acomete pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, cerca de 70% das mortes pela doença acontecem em idosos, sendo assim 6 em cada 10 brasileiros com câncer são idosos.
Os perigos do câncer na terceira idade também são alertados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na divulgação das estimativas da doença no Brasil para 2023, o Inca afirma que “o impacto da incidência e da mortalidade de câncer está aumentando no cenário mundial” e informa que, “na maioria dos países”, a enfermidade está entre as principais causas de mortes prematuras, que são as que acontecem antes dos 70 anos.
Em decorrência das alterações fisiológicas do envelhecimento, o sistema imunológico também é afetado, o que faz com que o organismo esteja mais suscetível a alguns tipos de câncer, além das comorbidades que, frequentemente, estão presentes nessa população. Os tipos de câncer mais prevalentes nessa população incluem: câncer de pele não melanoma, de próstata, de estômago, de mama, tumor de cólon e reto.
Muito frequentemente, o câncer nos estágios iniciais é assintomático, portanto é importante que você realize um acompanhamento regular com um médico geriatra e de sua confiança. Quanto mais precocemente for identificado, maiores as chances de um tratamento bem sucedido.
Alguns hábitos que ajudam na prevenção do câncer:
- Cessar o tabagismo;
- Evitar consumo em excesso de bebidas alcoólicas;
- Alimente-se de maneira saudável, com alimentos frescos e ricos em nutrientes, como frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas. Evite alimentos ultraprocessados;
- Pratique atividades físicas. Ser fisicamente ativo proporciona um corpo saudável e contribui para a prevenção do câncer e de outras doenças crônicas;
- Faça os exames de acompanhamento;
- Evite a exposição excessiva e desprotegida da radiação solar. Use sempre protetor solar, chapéu e outros objetos que protegem contra os raios solares. Procure ficar longe do sol entre as 10 e as 16 horas;
- Evite a exposição a substâncias tóxicas no dia-a-dia, seja em casa ou no trabalho;
- Vacine-se.
Referências:
https://www.inca.gov.br/assuntos/dia-mundial-do-cancer
https://capital.sp.gov.br/w/noticia/dia-mundial-do-cancer-alerta-para-a-conscientizacao-sobre-a-doenca
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/dia-mundial-de-luta-contra-o-cancer/
Ano: 2025