Infográficos

Envelhecimento e Velhice LGBTQIA+

Há mais de 5 décadas o dia 26 de junho foi definido como Dia do Orgulho LGBTQIA+. Esse assunto ainda é considerado tabu nos dias de hoje e abordar o tema na velhice é ainda mais difícil. A associação da Gerontofobia com a LGBTQIA+fobia tem um grande impacto negativo na sociedade.

Alterações Vestibulares

O Sistema Vestibular é um dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio corporal. Sua disfunção pode gerar: Vertigem, Zumbido, Tonturas, Desequilíbrio e Quedas, causando transtornos para a pessoa idosa. Neste cenário, a proposta dos exercícios é habituar o corpo a estas mudanças de direção do olhar e da cabeça para assim evitar a tontura e consequentemente a queda.

Humanização no atendimento ao idoso LGBTQ+

Ao contrário do que muitos pensam, nem todo idoso é heterossexual. A diversidade de gênero e de opções sexuais também é uma realidade na comunidade >60. No entanto, nem sempre os profissionais de saúde sabem como prestar um atendimento respeitoso e humanizado a este público. Por isso, abordaremos este assunto para auxiliar no acolhimento do idoso LGBT+.

Violência no idoso – Sinais de alerta

Por vezes os profissionais da saúde, assim como a população em geral têm dificuldade em reconhecer os sinais de violência contra a pessoa idosa. Por isto, este conteúdo abordará os principais indicadores de violência contra o idoso servindo de alerta para o próprio idoso, assim como seus familiares informando-os sobre as características da violência e como procurar ajuda.

Consequências das Quedas em Pessoas Idosas

As quedas em pessoas idosas representam um sério problema de saúde pública, com consequências físicas, psicológicas e sociais significativas que podem interferir na redução de atividades diárias, levando ao isolamento social e à diminuição da qualidade de vida. Além disso, quedas podem acelerar o declínio funcional, prejudicando a autonomia e aumentando a dependência. A prevenção de quedas é fundamental para garantir o bem-estar e a saúde das pessoas idosos.